Milhares de pessoas assinam petição pedindo que Jeff Bezos não volte do espaço

Bilionário fundador da Amazon anunciou que fará primeiro voo tripulado em foguete da sua empresa Blue Origin em 20 de julho

Por Redação, Gmais Brasil 22/06/2021 - 14:05 hs

O fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, voará para o espaço em 20 de julho, no primeiro voo tripulado de sua empresa de foguetes Blue Origin.

Para milhares de pessoas na internet, a passagem deveria ser somente de ida. Uma petição publicada na plataforma Change.org pede que Bezos seja impedido de retornar à Terra e já tem mais de 80 mil assinaturas.

"Bilionários não deveriam existir… na Terra ou no espaço", diz a descrição do abaixo-assinado.

Uma segunda petição, com pouco mais de 20 mil assinaturas, tem um texto com um humor mais escancarado e diz que Bezos seria, na verdade, Lex Luther, vilão de Superman, e por isso não deveria voltar.

A cápsula New Shepard, da Blue Origin, fará o seu primeiro voo tripulado no dia 20 de julho.

Ela contará com a presença do empresário, de seu irmão Mark Bezos e de mais duas pessoas que ainda não tiveram as identidades reveladas, que garantiram seus assentos em leilões – a última vaga custou US$ 28 milhões.

O New Shepard decolará de um deserto no oeste do Texas. A cápsula que levará os passageiros se separará do propulsor e ultrapassará a Linha de Karman, a cerca de 100 quilômetros de altura, que marca o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço.

O sistema de foguetes reutilizáveis foi batizado em homenagem a Alan Shepard, o primeiro norte-americano a chegar ao espaço, 60 anos atrás.

Em 2021, Bezos foi considerado o homem mais rico do mundo pelo 4º ano seguido, segundo um ranking da revista "Forbes".

Em fevereiro, ele anunciou que deixaria o cargo de presidente-executivo da Amazon. Na ocasião, ele afirmou que investiria mais tempo em outras de suas empreitadas, como a empresa aeroespacial, o jornal "Washington Post", do qual também é dono desde 2013, e em suas entidades filantrópicas Day One Fund e Earth Fund.