História de Doverlândia

Por Redação 02/03/2020 - 14:26 hs
Foto: /Divulgação

A cidade de Doverlândia teve seu início com a chegada de uma família vinda de Correntina na Bahia, o senhor Manoel Ribeiro Campos e sua esposa Dona Zulmira Maria Campos. Eles casaram-se no Mato Grosso do Sul e foram morar no município de Baliza, na fazenda Pedra Branca nas proximidades do Ribeirão das Perdizes.
Em 1948, vieram para a região e cultivaram uma lavoura de milho e arroz. No dia 18 de julho de 1949, Manoel Ribeiro Campos adquiriu propriedade de 250 alqueires de terras, na qual se deu o marco histórico do município. Essa terra foi adquirida de Dona Maria Vitória de Carvalho.
A área inicial do então povoado do Rio Peixe foi retirada da fazenda Faustino, de 5000 alqueires, propriedade esta de dona Maria Vitória de Carvalho, que por motivo de viuvez dispôs de parte de seus bens.
As primeiras estradas foram abertas a facão e machado lideradas pelo Sr.º Manoel Ribeiro Campos, que em 18 de Dezembro de 1950 construiu sua casa às margens do Rio do Peixe onde passou a residir com sua família, atual casa da esposa do Sr.º José Ferreira, ao lado da Laticínio Catupiry.
Apesar do processo de formação do povoado do Rio do Peixe ter-se dado pelo incentivo imediato do senhor Manoel Ribeiro Campos, antes, porém, naquela localidade já se encontrava um ponto de repouso de viajantes que passavam pela região vinda do Mato Grosso, Goiás e Bahia. Esse ponto de repouso também se configura como um dos elementos de fundação do povoado.
O topônimo é em homenagem ao líder político da época, Sr.º Dovercino Borges.


Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Doverlândia, pela Lei Estadual n.º 7.215, de 13-11-1968, subordinado ao município de Caiapônia.
Elevado à categoria de município com a denominação de Doverlândia, pela Lei Estadual n.º 9.186, de 14-05-1982, desmembrado de Caiapônia. Sede no antigo distrito de Doverlândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.